Você já deve ter percebido que sites como YouTube, Blogger e até mesmo a sua caixa de e-mail do Gmail exibem os anúncios gerenciados pelo Google. Anúncios exibidos nesses sites também são gerenciados pelo AdWords e o serviço para administrar links patrocinados também possibilita que os anunciantes criem campanhas com banners em diversos sites na internet.
Se você já configurou uma campanha no Google AdWords já deve ter percebido que existem diferentes opções de Redes a sua escolha. Os links patrocinados correspondem aos anúncios exibidos na Rede de Pesquisa e os anúncios em formato de banners são gerenciados pela Rede de Display. O serviço permite criar campanhas com anúncios exibidos simultaneamente nas Redes de Pesquisa e de Display, ou separadamente, com campanhas configuradas para exibir anúncios somente na Rede de Pesquisa ou somente na Rede de Display.
E não são só os serviços do Google que exibem banners do Google AdWords. A Rede de Display conta com sites parceiros em mais de 100 países e são mais de dois milhões de sites vinculados ao serviço. Por meio do Google AdSense, programa de publicidade que remunera os donos de sites em troca da exibição de anúncios, sites com grande volume de visitas e até mesmo blogs podem associar-se à Rede.
Além dos anúncios gráficos, a Rede de Display do Google AdWords também se encarrega de exibir anúncios de texto, semelhantes aos links patrocinados vistos junto aos resultados naturais de pesquisa. Anúncios de texto exibidos na Rede de Display do Google incluem um título com até 25 caracteres, duas linhas de texto com até 35 caracteres cada uma e uma linha com a URL exibida junto ao anúncio, também com 35 caracteres. A URL para a página de destino, inserida logo após a URL de exibição, pode conter um número bem maior de caracteres.
Banners do Google AdWords/AdSense para anunciantes
São três os formatos de anúncios gráficos exibidos pela Rede de Display do Google e cada um deles obedece a critérios de aprovação específicos:
- Anúncios gráficos sem animações são banners de imagens estáticas e o anunciante pode fazer o upload do arquivo de imagem nas extensões .jpg .jpeg .png e .gif, desde que não ultrapasse o tamanho de até 50 KB;
- Anúncios gráficos animados são banners elaborados com arquivos de imagem na extensão .GIF, com animações que não superam 30 segundos de duração, com no máximo 5 frames por segundo e que também não podem ultrapassar os 50 KB;
- Anúncios com animações em Flash não podem ter duração maior do que 30 segundos, podem ter até 20 frames por segundo e não podem ultrapassar os 50 KB. Os chamados anúncios de meia página (300 x 600) podem ter até 200 KB.
Todos os anúncios são submetidos à aprovação e as dimensões da imagem não podem extrapolar o tamanho do formato de anúncio escolhido. O Google AdWords impede ainda a utilização de anúncios que simulam avisos do sistema operacional ou do navegador de internet. Anúncios que simulam o conteúdo de outro site ou anúncios de texto do AdWords também são vetados. Sugerimos que você consulte a política de anúncios gráficos do Google para se certificar quanto às especificações de cada um dos formatos de banners utilizados.
Se desejar, o anunciante pode ainda criar os seus próprios banners com o Criador de Anúncios Gráficos, incluindo imagens e animações simples. Também é possível incorporar imagens ao anúncio por meio do upload de arquivos. Assim, você pode anunciar produtos ou o logo de sua empresa.
Confira aqui o Guia para tamanhos de anúncios e veja abaixo as dimensões de banners usadas pelo Google:
- Cabeçalho (728 x 90);
- Banner (468 x 60);
- Arranha-céu (120 x 600);
- Arranha-céu largo (160 x 600);
- Arranha-céu grande (300 x 600);
- Retângulo médio (300 x 250);
- Retângulo grande (336 x 280);
- Quadrado pequeno (200 x 200);
- Quadrado (250 x 250).
Banners do Google AdWords/AdSense para os sites
Antes de implementar um banner em seu site é necessário realizar testes, pois é preciso verificar se ele está de acordo com a política de anúncios do Google AdSense. Testar formatos e posicionamentos de anúncios diferentes também é importante.
De acordo com estudos conduzidos por blogs e sites especializados em AdSense, o banner com dimensões de 300 x 250 pixels é o formato que apresenta o melhor desempenho (em termos de CTR) com relação aos demais.